Mantenha-se atualizado como nosso blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Diferentemente das placas mãe, processadores, etc. as  impressoras  tem um funcionamento basicamente  mecânico, por  isso podem  ser  consertadas  com  uma  relativa  facilidade.  É muito mais fácil consertar uma impressora do que uma televisão por exemplo. 
Temos  aqui  no  Brasil  um  cenário no  mínimo  interessante  quanto  à  manutenção de impressoras.  As  autorizadas, que  supostamente  deveriam  dar  uma assistência  de  boa qualidade, freqüentemente prestam péssimos serviços, e o pior, quase sempre cobram caro por  eles, muitas  vezes  inviabilizando o  conserto. Além  disso,  como os  cartuchos muitas vezes representam a maior parte do valor de uma impressora, muitos usuários simplesmente preferem trocar  a  impressora,  ao  ter  qualquer  problema,  já  que  uma  nova  já  virá com cartuchos  novos  “de  brinde”.  Com isso,  é  possível  encontrar  muitas  impressoras  com problemas simples jogadas por aí. 
 
Abre-se então um grande campo de trabalho para os técnicos autônomos, que costumam ter uma  quantidade  relativamente  grande  de consertos de  impressoras. O objetivo  aqui  é dar alguns conceitos básicos sobre manutenção de impressoras.



Se você é do tipo que acha que impressora tem vida própria (o/), saiba que o comportamento intempestivo do seu aparelho pode estar ligado… ao seu comportamento intempestivo. Explico: alguns cuidados básicos (bá-si-cos) na manutenção diária do aparelho podem evitar futuros problemas.
Ao não dar a devida atenção à sua impressora, esteja certo de que ela vaicomeçar a “comer papel”, sair imprimindo o que não deve e até mesmo se recusar a deixar você trocar o cartucho dela. Sim, impressora dá “piti'', amigo.
Para evitar esses “acessos nervosos”, Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp Informática, listou ao Gigablog oito cuidados fáceis, acompanhe:
Nada de ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia: O (mau) hábito pode levar a danos nos cartuchos, que a todo momento são alinhados no trilho do aparelho. Deixe a impressora ligada até ter certeza de que não vai mais usá-la. Cartucho bem cuidado imprime mais – gasta menos tinta e dinheiro.

Dica #1
Nada de ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia: O (mau) hábito pode levar a danos nos cartuchos, que a todo momento são alinhados no trilho do aparelho. Deixe a impressora ligada até ter certeza de que não vai mais usá-la. Cartucho bem cuidado imprime mais – gasta menos tinta e dinheiro.

Dica #2
Nada de desligar direto da tomada: Tem quem ligue a tomada da impressora no estabilizador… e depois desligue a máquina direto pelo estabilizador. O melhor – por mais óbvio que seja, muita gente faz o contrário – é usar o botão liga e desliga, para não danificar o aparelho.

Dica #3
Deixar de usar a impressora por longos períodos: O ideal é imprimir algo pelo menos uma vez por semana, para que a impressora faça a checagem de inicialização (quando ela detecta se há algum problema) e esteja sempre pronta para funcionar

Dica #4
Usa jato de tinta? Então, cuidado no transporte: Trate a impressora com “carinho” no transporte. Nada de chacoalhá-la ou virá-la de cabeça para baixo, a tinta pode acabar escorrendo internamente (isso é pouco comum de ocorrer, mas equipamento antigos têm maior tendência)

Dica #5
Tire o cartucho com muito cuidado: Nunca (nunca mesmo) puxe ocarro de impressão com a mão durante a troca de cartuchos. As impressoras geralmente alinham o cartucho na posição correta para eles serem removidos. Se isso não ocorrer, dê o comando pelo software de impressão no computador

Dica #6
Não exagere no papel: Pode até parecer uma grande economia de tempo entulhar a bandeja da impressora com um monte de papel, mas a pressa é inimiga da perfeição. O excesso de papel aumenta a chance dela puxar mais de uma folha por vez e “comê-las”. Verifique também se as folhas não estão úmidas e se a peça que mantém as folhas alinhadas está, de fato, encostando
Dica #7
Limpeza é fundamental: Evite deixar produtos nocivos perto da sua impressora, tais como COMIDA e LÍQUIDOS. Captou? Não é para comer perto nem em cima do aparelho ou usar a impressora de porta-copos. Uma limpeza periódica externa e interna também é aconselhável

Dica #8
Impressora deu piti, mesmo assim? Procure ajuda especializada (para ela!): Se mesmo com todo o carinho necessário a sua impressora resolveu não colaborar e deu pau, procure uma assistência técnica autorizada. Você pode danificar (ainda mais) a máquina tentando desentupi-la do papel “comido” ou mexendo no carro de impressão.

Aqui vai um video falando de algumas dicas para evitar problemas com a impressora:http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=dicas-ajudam-a-evitar-problemas-comuns-em-impressoras-veja-04020E183572CCB92326&tagIds=1793&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&time=all&currentPage=1

fonte:http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2012/07/02/sua-impressora-da-piti-saiba-dicas-basicas-de-manutencao-e-evite-problemas-comuns/


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque volutpat volutpat nibh nec posuere. Donec auctor arcut pretium consequat. Contact me 123@abc.com

0 comentários:

Postar um comentário